Dispositivos de segurança e manutenção periódica
Elevadores e aviões tem muitas diferenças, e algumas coisas em comum, ambos nos levam às alturas. É comum ouvir que os aviões são o modo de transporte mais seguro para se viajar. É uma estatística bem estabelecida quando consideramos viagens na acepção tradicional, entre dois pontos no mapa, cidades, estados ou países. Para chegar a essa conclusão, normalmente são consideradas as distâncias viajadas em comparação aos incidentes ocorridos. Com esses critérios, por exemplo, podemos dizer que viajar de avião é aproximadamente 100x mais seguro do que viajar de carro.
Apesar de serem de outra modalidade, a vertical, os elevadores também são meios de transporte. E eles compartilham com os aviões a característica de serem extremamente seguros. Estabelecer comparações entre equipamentos tão diferentes é difícil, mas, como exercício de imaginação e curiosidade, em alguns critérios podemos considerar que os elevadores são inclusive mais seguros que os aviões. Considerando que os elevadores estão na casa de centenas de milhares de equipamentos instalados, que realizam mais de cem milhões de viagens diariamente no Brasil, e que as aeronaves somam aproximadamente 20.000 unidades, mesmo em escalas tão diferentes, ambos segmentos tem baixo número de fatalidades, em média poucas dezenas por ano no país todo.
Independente de qual meio de transporte, elevador ou avião, seja o mais seguro, o fato é que ambos alcançam essa condição por dois motivos: dispositivos de segurança e manutenção periódica. Os dois são equipados com itens redundantes, que cobrem a eventual falha de outro mecanismo. Assim como o avião pode voar com apenas um dos motores, ou fazer um pouso de emergência sem nenhum deles, o elevador conta com diversos sensores, ao menos dois mecanismos de frenagem independentes e cabos que superam a capacidade de carga em múltiplas vezes, além de outros itens. Portanto, se algo der errado, haverá outros componentes para cumprir a função.
MANUTENÇÃO DE ELEVADORES
O outro fator que faz equipamentos tão complexos serem seguros é a verificação periódica da sua integridade. Há leis específicas que orientam o correto acompanhamento tanto para elevadores quanto para aeronaves. Checar se todas as peças estão cumprindo sua função corretamente, fazer eventuais correções e substituições é importante e deve estar na rotina do responsável pelos equipamentos. A Soulev^ oferece esse atendimento de maneira responsável e transparente para seu elevador, com planos adequados para sua necessidade, seja condomínio ou residência particular. Entre em contato para mais informações e viaje sempre tranquilo!